Visitando a nutricionista



Depois de um tempão retornei na nutricionista. Tinha ido em setembro, mas não tinha seguido a dieta, furei, enrolei... enfim, agora que decidi seguir de verdade, criei coragem e voltei para ver o resultado.


Como minha balança já mostrava perda de mais de 4kg (em 35dias), meu medo era ter perdido muita massa magra. Mas para minha surpresa isso não aconteceu!
.
A Patty (minha nutri) ficou muito satisfeita com tudo. Com minha RA, meu novo peso e eliminação de MUITA gordura. Massa magra eu não perdi praticamente nada!... Uebaaaaaaaaaaa!
.
Para se ter uma idéia, em setembro meu percentual de gordura era de 31,6%. Baixou para 28,5%. Segundo ela já sai da faixa de "perigo", mas o ideal é que fique abaixo de 25%.

.A nutricionista me explicou que o nosso corpo é composto de "peso gordo" e "peso magro. Para nós mulheres, o mínimo recomendável é em torno de 12, 13kg. Segundo ela, quando uma mulher tem apenas 10kg de peso gordo ela já começa a ter problemas, como não menstruar, deficiência óssea, etc. Em uma época "melhor", já cheguei atingir 13,5 kg de peso gordo.

.
Na consulta de setembro meu peso gordo chegou em 21,5kg  e agora baixou para 18,4kg. Não é um sucesso? Fora que perdi bastante gordura no abdômen, costas, coxa... Isso já dava para ver nas fotos do antes e depois.
.

A minha dieta não mudou muito e ela disse que a tendência é que eu continue emagrecendo desta maneira (se continuar fazendo tudo direitinho).
.
Uma outra coisa interessante que ela disse, é que em uma dieta, o máximo que conseguimos perder de gordura em uma semana é 1kg. Se perdemos mais do que isso, pode ter certeza que estamos perdendo massa magra!
.
E para emagrecer e não perder massa magra, basta uma alimentação balanceada e comer de 3 em 3 horas. Se o tempo entre uma refeição e outra é muito distante, faz com que perdamos peso sim, mas em vez da gordura, perdemos massa muscular.


E só para finalizar este post, deixo mais uma curiosidade. Comparando gordura com músculo, 1kg de massa gorda equivale quase ao tamanho de uma bola de futebol e 1kg de massa muscular é pouco maior que uma bolinha de tênis. Não é a toa que as vezes uma calça que não servia, começa a servir mesmo que a balança não mostre que o ponteiro desceu!

10 comentários

  1. oi, jacke!!!

    parabéns!!!

    uma notícia boa como essa deixa a gente com mais vontade ainda de fazer dieta;)

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacke... que notícia maravilhosa, eliminar gordura (e não só peso) é maravilhoso. Parabéns.

    E ótimo post, nossa, muitas dicas, muitas curiosidades legais. Eu tbem fiquei super feliz qdo fiz minha avaliação física que mostrou que perdi muitos pontos percentuais de gordura e aumentado razoavelmente bem a massa magra com a musculação.

    Adorei saber que o máximo que podemos perder de GORDURA por semana é 1 kg assim fico muito mais tranquila em manter os meus 800 a 900 gr por semana (média)

    Ecaaa. Imagina uma bola de futebol DE GORDURAAAA, que nojo. E tudo isto e muito mais no meu corpitcho???

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabens querida!!!

    Fico muito orgulhosa do seu progresso. Vc é minha musa!

    Hoje, num dos intevalos do consultorio corri para a academia. Estou animada!

    Mil bjks

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ê como anima Elis... sai super feliz da consulta :)

    ResponderExcluir
  5. Claudinha querida... que bom vc por aqui!
    Realmente é muito bom receber noticias dessas né...
    Fico feliz que vc tem voltado para a academia!
    AH.. e fique sussa.. na proxima corrida infantil eu te aviso sim :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô..
    Eu sempre aprendo muito quando vou na nutri... sempre me da dicas bem legais!
    E é tão bom entender melhor o nosso corpo e seu funcionamento né... por isso é melhor perdemos peso devagarinho :)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. To vendo que vc voltou a ser disciplinada hein Jacke, parabéns...Mas pelo que eu tenho visto por aí muitas pessoas são aficcionadas em perder pesos principalmente as mulheres, não estou falando que vc é aficcionada, mais o problema é que muitas pessoas não treinam sua mente e daqui a pouco elas não aguentam a pressão e voltam ao peso de antes e isso é muito perigoso para as pessoas.

    Boas metas ae na sua dieta e boa prova.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Jacke! Também fui à minha nutri esta semana! Ganhei 1,2 kg de massa magra e a gordura continua igual! Rsrsrs. Bem, pelo menos agora, eu posso doar sangue! Kakakaka. Estava abaixo do peso para doar sangue! Rs. Mas, tudo se resolve! Agora é manter! Está vendo como não se pode perder muito peso de uma vez só? Vc vira pele e osso, fica toda enrugada! Argh! O negócio é afinar aos poucos, mantendo a elasticidade da pele... olha o colágeno! Rsrsrs. Boa reeducação pra vc! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olaaaa Jackes
    eu conheci o seu blog atraves do blog da Lurussa, e achei bastante interessante
    eu não sabia essa curiosidade sobre a gordura com musculo, fiquei espantada.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Lee.
    Seja bem vinda querida!
    Vc viu que bacana isso.. quando eu soube disso tbém fiquei admirada!
    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um grande prazer ler seu comentário!