Relato da Maratona (relato longo)

Feliz é pouco!


Pois é! Meu grande sonho e desafio foi concluído ontem!! Completei minha primeira Maratona no Rio de Janeiro.

A vontade de correr uma maratona surgiu após eu completar minha primeira Meia Maratona que também aconteceu no Rio em 2007.

Em 2008 comprei passagem, reservei hotel para correr a Maratona de POA, mas no meio do treinamento tive uma fratura por stress que me impossibilitou de correr. Fiquei bem frustrada mas com o tempo fui me conformando. Naquele mesmo ano engravidei do meu terceiro filho que me deixou longe das pistas por quase dois anos.

Em 2010 voltei com força total e fechei o ano com mais uma São Silvestre. Em 2011 corri 4 Meias Maratonas e decidi que correria uma Maratona em 2012. Com 5 meias maratonas "no currículo" me senti mais confiante de não ganhar outra lesão.


TREINAMENTO

O treinamento específico para Maratona durou cerca de 5 meses. 5 meses puxados de musculação e corrida. As aulas de musculação foram primordiais para o fortalecimento da musculatura e assim evitar algum tipo de lesão que poderia ser causada pela corrida. 

Eu sabia que não seria fácil. Muitos amigos dizem que o difícil não é a maratona, mas sim o treinamento. E de fato é verdade. Se eu fosse bem com todo os treinos conseguiria completar os 42km.

No começo fui muito dedica e rígida comigo. E estava gostando daquilo, pois me sentia confiante. A alimentação regradinha... doce que é um vício eu quase nem chegava perto.

Masssssssssssss... nem tudo é um mar de rosas... faltando cerca de dois meses pra maratona eu desandei com a comilança e os treinos. Os quilos que eu tinha conseguido perder acabei recuperando... faltei em alguns treinos durante a semana também. A única coisa que eu não vacilei foram com os treinos longos. Esses eu fazia questão de concluí-los. 


RIO DE JANEIRO

Minha dúvida estava em correr em Porto Alegre ou Rio de Janeiro. Com base em opiniões de amigos maratonistas acabei optando pelo Rio. 

E tudo conspirava para que acontecesse na cidade Maravilhosa.... Eu estaria de férias, poderia estar junto com minha família... e eu já havia corrido lá por duas vezes e simplesmente amei. Meu único medo era o calor que por fim não aconteceu (ufa!).

Chegamos no Rio na sexta a noite. No sábado pela manhã fomos buscar o kit no MAM. Tive esperança de encontrar algum amigo mas não tive sorte.


Depois aproveitei o resto do dia para conhecer alguns pontos turísticos do Rio com o maridão e a molecada.


O GRANDE DIA


Essa hora a chuva apertou!


A largada da maratona estava marcada para as 7:30 da manhã. A organização programou ônibus para levar os corredores até a largada.

Programei o relógio para levantar as 4 da manhã, pois os ônibus sairiam do lugar marcado até umas 5:40. Levantei mais tarde que o planejado. Acordei por volta das duas da manhã e depois não conseguia pegar no sono novamente... quando consegui dormir peguei num sono muito profundooooo e perdi a hora.. olhei para o relógio já era quase 5 da manhã.

Pulei da cama, me troquei correndo, peguei o táxi e fui para o ponto dos ônibus. Tudo certo! Consegui pegar o ônibus e ir para a largada.

E como aquele ônibus andou.. meu Deuuuuusssss... eu só ficava pesando: "Não acredito que vou ter que correr tudo isso...rss Acho que não estou batendo muito bem da cabeça.Tudo bem que o motorista era mais perdido que eu, acho que ele deu voltas além do necessário, Mas chegamos, faltando 15 minutos para a largada. Fui direto para a fila do banheiro pois não tinha intensão de parar em nenhum banheiro durante a prova.

O tempo estava como a previsão: frio e chuva. Antes da prova encontrei o amigo twittersrun Fabiano. Engraçado como tenho facilidade de encontrar o Fabiano!! Sem combinar.. é na USP, em provas. Ano passado também corremos a Meia de Floripa

A largada não atrasou. Exatamente 7:30 começamos o grande desafio! Na hora que passei no pórtico da largada deu um aperto na garganta e minha vontade era chorar!! Um filme passou na minha cabeça... Lembrava de todo sacrifício que foi chegar até ali. Contive as lágrimas... Chorar só depois que concluir a prova!

Eu não tinha muitas pretensões de  tempo para a maratona. Inicialmente era só concluir. Ao longo dos treinos estipulei em terminar abaixo de 5horas. Eu e o Augusto (meu treinador) bolamos uma estratégia de tempo... Deveria tentar correr em torno de 6m40s/k. Eu achei alto e sugeri 6m30s/k...

Os primeiros quilômetros passaram muito rápido. A empolgação é tanta que é preciso se controlar para não correr o risco de acelerar mais que o esperado e não ter pernas quando mais precisar.

Por volta do 6ºkm olhei para o lado e vi uma "Baleia" (para quem não sabe é uma equipe de amigos corredores).. Parecia a Elis.. Olhei para ter certeza e a chamei... Trocamos poucas palavras e ela seguiu adiante com passos bem mais fortes que o meu. Não tinha nem chance de acompanhar...rs

Fui no meu ritmo.. sem forçar estava correndo por volta de 6m15s/k. Como estava me sentindo bem confortável tentei manter assim até onde percebesse que teria que diminuir.

Fechei os primeiros 10k em 1h01m. A chuva não estava tão forte... era uma garoa fina e fria, porém o vento estava cruel, muitoooo forte. A sorte que a maior parte do tempo o vento ia na mesma direção que corríamos... isso ajudava a dar um empurrãozinho...rss 

Km 15. Sempre lembro da São Silvestre. Mais um SSilvestre concluída...rs O ritmo continuava bom. Fechei a "São Silvestre" em 1h32m. Claro que o frio colaborava muito comigo! Se tivesse o calor que estava o dia anterior estava "literalmente frita"...rs

Como estava me sentindo bem confortável continuei naquele ritmo.

Quando estava próximo de completar metade da prova olhei para o relógio e fiquei feliz. Metade da prova concluída no meu melhor tempo que já fiz em uma 1/2 Maratona: 2h10. "Estava me achando"...rss

Mas lembrava das palavras do Augusto... "você vai começar a sentir o cansaço por volta do km 25". Pois bem. No km 23 meu ritmo caiu bem por conta de uma subida boa!!! Não esmoreci .. Continuei sem caminhar e sem olhar para o relógio... sabia que o ritmo tinha caído bem. Em compensação depois de uma subida vem uma descida... e nessa hora todo santo ajuda. Consegui tirar um pouco da diferença do que tinha perdido.

Km 25: 2h e 34m de prova!!! 14 minutos a menos do que eu tinha feito nos 25k da Maratona de São Paulo... e o melhor, estava me sentindo muitoooo bem!

Mas sabia que uma hora o cansaço ia chegar. Pensava muito no km 30 que é onde todo do mundo fala! De fato quando chegou no km 30 muita gente já caminhava. Eu simplesmente estava me sentindo inteira nessa ponto. Olhei para o relógio e fechei os 30km em 3h07m.  8 minutos a menos que meus treinos nessa mesma distância.

Claro que a adrenalina da prova é bem diferente de um treino. A emoção de saber que sua família te espera  ansiosa no final da prova te impulsiona ainda mais. Ainda mais com aquele tempo de chuva... Só nós corredores doidos para encarar 42km debaixo de frio e chuva.

Os km foram passando e eu pensava.. Já fiz até 36km.. então já sabia como era chegar até lá. Fazia cálculos em minha cabeça e vi que se continuasse naquele ritmo conseguiria fechar abaixo de 4h:30m.

Mas o psicológico é cruel! E como é!!!

Km 36 bateu um cansaço incontrolável. Coisa da cabeça, só pode! Avistei um posto d'água e decidi tomar água andando por alguns metros. Pior besteira que fiz!! As pernas começaram a travar. Fiquei desesperada pois achei que não conseguiria voltar a correr. Olhava para o meu lado e muitos corredores já andando, com cara de esgotamento. A impressão que o corpo diz: "Chega... aqui é o seu limite!"

Respirei fundo e pensava em todo sacrifício que já tinha feito. Não dava para travar ali. Fui acelerando aos poucos até conseguir voltar a correr. As dores foram embora e voltei... não no mesmo ritmo do começo, mas já estava melhorando.

No km 38 lembrei da Maratona de São Paulo, acho que é um dos piores trechos... Sem dúvida é muito mais hard que a Maratona do Rio. Isso eu tenho certeza mesmo nunca tendo corrido. O dia que eu tiver maluca de pedra corro ela...rss.

Só faltava mais 4km... O que são 4km????

No km 40 as lágrimas começaram a rolar.. Não dava pra se controlar.... Mas ao mesmo tempo tinha que segurar o choro... pois correr e chorar estava tirando minhas poucas energias que restavam...rsss

Quando vi a placa do km 41 resgatei forças não sei de onde e tentei dar o melhor de mim.... Eu nem senti passar... impressionante como as passadas foram fáceis. Ouvi a amiga twittersrun  Cintia me chamando! Acenei com a mão.

42km concluídos... o 195 metros finais era em cima de um tapete... que lindo... que emoção... sensação de superação... INEXPLICÁVEL...ainda não caiu a ficha que eu consegui realizar meu grande sonho de corredora: Completar uma MA-RA-TO-NA!!!

Fechei a prova em 4h e 31m.

Olhei para o lado para encontrar o Henrique e as crianças, mas não via ninguém. Quando me entregaram a medalha não consegui me conter. Chorei feito uma criança boba. Um senhor veio me abraçar...

O corpo foi esfriando e as dores foram aparecendo... Liguei para o Henrique e o encontrei com as crianças. Que emoção encontrá-los.... ao mesmo tempo fiquei morrendo de dó.. porque estava muito frio e chuva para eles ficarem lá me esperando.

Voltamos para o hotel e eu feliz como uma criança que acaba de ganhar o tão presente de Natal...rss

Minha razão de chegar até o fim!

Meus futuros campeões!

Anderson e Cíntia - Amigos Twittersrun


PÓS PROVA

Cheguei no hotel tomei um belo de um banho demorado para relaxar o corpo. Deite na cama e fiquei assim a tarde toda...rss

A noite fomos jantar e eu andava como um robô! O desagaste é muito grande. O joelho é o lugar que mais senti dor.

Hoje já acordei 90% melhor... Amanhã já estarei novinha em folha... pronta para voltar aos treinos :)

A emoção de correr uma maratona é muito grande. Mas exige muito esforço, dedicação, disciplina, renuncia. Sem isso é impossível. Acho que todo corredor que ama a corrida deveria encarar um desafio desse pois é o ápice da vida de um corredor!




BONS TREINOS!!!

Próxima prova: 16k Circuito Athenas!

27 comentários

  1. Lindo Lindo lindo!!

    Tô aqui marejada! vc mereceu cada quilometro conquistado!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maratonista .....

    ResponderExcluir
  3. Que lindo o que você escreveu!
    Parabén Jacke!
    Superação é a palavra!
    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  4. Jacke, que relato lindo ! Quase chorei lendo ... rs Emocionante !
    Sua foto sorrindo está linda, passa tudo isso que vc descreveu !
    =)
    Vim aqui te conhecer, a Ju me falou de vc ... Acho que tb irei no encontro do PJ ...

    Beijos e parabéns !!!
    Gabi
    mulherpneu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente fantástico. Superação, dor, alegria, suor, lágrimas.

    Meus parabéns!

    Próximos desafios, as ultras!

    Abraços!

    http://victormove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Seu relato é muito lindo.... contado em detalhes me emocionei tbm, tenho 2 filhos pequenos e sei o que é deixar eles em casa nos domingos de manha pra fazer treino de longão, so tenho a dizer que vc é uma Maratonista isso ninguem tira , parabens menina estou muito feliz por vc... tempo excelente.

    Carlos Lourenço (carenaled run ) sao caetano do Sul

    ResponderExcluir
  7. Que linda! Me emcionei muito com seu relato. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. #aisim Jacke
    Parabéns maratonista!!!
    Missão cumprida com êxito!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacke!
    Adorei seu relato. A maioria de nós tem rotinas semelhantes: família, casa, emprego... não é fácil encaixar os treinos necessários para uma maratona no meio disso tudo, mas vc mostrou que é possível e o quanto é gratificante. Parabéns!!!!
    Abraços, Alessandra.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Jacke!!
    Ri muito quando li que você perdeu a hora e acordou às 5h... rsssss
    Foi literalmente uma correria danada!
    Mas é isso aí! Agora és uma Maratonista!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Jacke seu tempo foi fantástico para a primeira maratona. É incrível o efeito que uma maratona provoca na gente. Sempre acreditei em você. Não tive dúvida que ia conseguir. As dores passam rápido. Daqui a pouco já pensará na próxima. Parabéns mulher de fibra. Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. me emocionei lendo seu relato. Parabéns, vc mereceu cada metro percorrido...
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Jacke, parabéns pela prova. É isso aí, maratonista!!
    Adorei as fotos com as crianças. A do pódium ficou muito legal. O apoio da família nestas horas é tudo de bom!!
    Um beijão.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Jacke,

    me emocionei com teu relato. Incrível como todos passamos pelas mesmas situações de desgaste, de abandono de treino, de superação. Agora tens um título que é teu e ninguém te tasca: MARATONISTAAAAAAAAAAA. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Só nós corredoras loucas, sabemos a emoção de cada km da maratona.
    Se eu tivesse a sua disciplina para escrever meu relato seria exatamente igual.
    A ansidade do km 30, esperava as famosas cãimbras, e a emoção de chegar no km 40.
    Enfim.... Parabéns... Não tenha tanta ansiedade para voltar aos treinos.... Descanse.... Afinal o descanso também faz parte do treino.
    Preciso muito falar com você......
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Jacke,
    parabéns pela conquista! seu relato está emocionante, conseguimos nos transportar para a prova...
    Você se superou e chegou lá!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Jacke que depoimento lindo!!!!!
    Fiquei emocionada! É incrível ver a força de vontade e dedicação de um corredor.
    Hoje no treino lembrava da parte do seu post que vc fala dos treinos puxados, estou brigando com meu psicológico e aumento a distância.
    Parabéns por essa grande conquista, é um exemplo para mim!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  18. É sem dúvida, uma das melhores emoções da vida. e olha que não é única, a cada vez que se completa, ela se renova...vai querer sentir novamente??

    Parabéns!! Arrasou tudo.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Jacke!!!
    Pura inspiração!!!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Jacke! Fico feliz em saber que vc curtiu a prova! Muito bom o seu tempo! Vai voltar no ano que vem?
    Boa recuperação! Agora é comemorar! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. parabéns sensacional, diziam os corredores mais antigos que pra vc dizer que é corredor, tem que ter ao menos completado uma maratona...VC ja completou!

    ResponderExcluir
  22. Que divino relato ... vc é o retrato do sucesso e empenho. Chutou a preguiça e mandou a merlin tudo que pudesse atrapalhar seus treinos e seu objetivo !!!

    Parabéns Maratonista vc é um show de Mulher e Mãe !!!

    Sucesso Sempre !!!

    ResponderExcluir
  23. parabéns, Jacke!!!

    a gente lê seu relato, e se sente na prova, se sente tomar pela emoção!
    grande guerreira!
    enfrentou os 42km com amor e sabedoria!
    e conquistou seu sonho!
    maratonista!
    é gostoso, né, não?! :)
    a gente termina a primeira maratona e o corpo mal consegue nem andar, mas a alma voa;)

    quando você falou comigo, eu estava super concentrada, de olho no marcador de 6min/km rsssss
    quando vi o moço se afastando lá longe, acelerei pra tentar acompanhar, e nem conversei direito contigo... sua prova foi linda!!!
    um grande exemplo de superação, disciplina, determinação!

    parabéns!!!

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Jacke belo relato desde a sua preparação para esta maratona e posso afirmar que com certeza vc não se arrependeu em ter escolhido a Maratona do Rio para correr, o tempo para vcs foram perfeito né...rsss...mas para mim eu odiei, não gosto de correr com temperatura assim...hehehe...Eita desta vez a familia veio toda, só foi uma pena que nào nos vimos no final :( ...kkk...Parabéns e agora tá convidada para correr sua primeira Ultra hein...hehehe...
    Bom descanso e boa semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, maratonista!!
    E que venham novos desafios.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  26. Parabéns..... nos posts anteriores estava torcendo por vc.... abraços

    ResponderExcluir
  27. Oi Jacke,

    Parabéns pela belíssima prova e relato. Foi um prazer em conhecê-las e trocar algumas poucas palavras. Infelizmente aquela chuvada e o frio atrapalharam e nem tiramos um foto.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um grande prazer ler seu comentário!